Rebranding: por que reposicionar a sua marca?

Rebranding: por que reposicionar a sua marca?

Para continuar progredindo e alcançando novos clientes, uma marca deve sempre buscar melhorias e mudanças positivas. Isso também se aplica à forma como ela se posiciona e se apresenta aos consumidores, seja nas redes sociais, campanhas ou canais de comunicação.

Com o objetivo de se adaptar às transformações no comportamento dos consumidores ou até mesmo alcançar um público diferente e reposicionar a marca, a empresa pode optar por um rebranding, ou seja, mudar o nome, o logo, a identidade visual e outros elementos. 

Isso já foi feito e gerou bons resultados para grandes marcas, como Apple, McDonald’s, Havaianas, entre outras. Se o seu negócio tem dúvidas sobre o rebranding e suas vantagens, continue lendo este texto, pois explicaremos os principais motivos para investir nessa estratégia!

1. Ampliar a audiência

Se a marca percebe que está estagnada e não está obtendo crescimento significativo de novos clientes, é importante considerar a possibilidade de um rebranding visando atrair consumidores que ainda não se sentiram atraídos pelos produtos ou serviços da empresa. 

No entanto, é necessário agir com cautela para evitar perder os clientes já fidelizados. Por meio de mudanças na identidade visual e comunicação, é possível alcançar um público diferente e ampliar os resultados.

2. Melhorar a imagem da marca

É comum que marcas cometam erros em suas estratégias de posicionamento e acabem prejudicando sua imagem, sendo associadas a algo negativo e pouco atraente para os clientes. 

Para solucionar esse problema, muitas empresas optam pelo rebranding, buscando uma transformação significativa na comunicação visual, publicações nas redes sociais, identidade da plataforma online, entre outros aspectos. Tudo isso com o objetivo de melhorar a reputação e se distanciar da visão negativa do público.

3. Atingir novos mercados

Empresas que estão há muito tempo atuando no mesmo mercado podem enfrentar dificuldades ao tentar entrar em novos nichos. Para facilitar essa transição, a marca pode investir em um novo logo, identidade e estratégia de comunicação. 

Dessa forma, o público começa a perceber a mudança e entra em contato com essa nova fase da empresa. É importante criar campanhas que divulguem o novo mercado em que a marca está ingressando, bem como os lançamentos de produtos e serviços relacionados. Os clientes precisam entender que o negócio passou a ser uma opção de consumo em um nicho diferente.  

4. Lançamento de novos produtos

Uma das maneiras de atrair a atenção dos clientes existentes e conquistar novos é por meio da criação de uma identidade visual especial para o lançamento de novos produtos ou serviços. 

Pode-se considerar um rebranding parcial, pois não há mudanças nos principais elementos da empresa, mas é desenvolvida uma nova comunicação para uma campanha específica. Nesse caso, é importante veicular esse lançamento em vários canais de forma consistente, a fim de alcançar o público-alvo e gerar conversões.

5. Melhorar resultados

Ao perceber que os resultados da marca estão negativos ou estagnados, sem perspectiva de progresso, pode ser interessante adotar o reposicionamento como estratégia. Para isso, é necessário estudar o comportamento dos clientes, analisar as tendências de mercado e as mudanças no público-alvo. 

É essencial questionar: “O que está faltando para retomarmos o crescimento?” Com base nesses estudos e questionamento, a empresa deve desenvolver um plano de rebranding e estabelecer maneiras de alcançar os clientes.

Então, sua empresa está em busca de algum desses resultados? Se sim, o reposicionamento de marca pode ser uma estratégia excelente. Na Aero Comunicação, somos especialistas em transformar a identidade visual e comunicação de marcas que desejam impactar o mercado em que atuam e alcançar seus clientes.

Podemos ajudar seu negócio também! Entre em contato com nossa equipe e dê esse passo importante para sua marca!