Trade Marketing x Comercial: qual a diferença entre os dois?

Trade Marketing x Comercial: qual a diferença entre os dois?

Por ser uma área relativamente nova, muitos ainda têm dúvidas sobre o trade marketing, sua função em uma empresa e frequentemente o confundem com o setor comercial. No entanto, esses dois setores de um negócio devem funcionar em conjunto para melhorar o desempenho e os resultados de uma marca.

Se você possui interesse no tema e busca compreender a importância de investir no trade marketing, assim como ficar informado sobre as tendências desse setor, continue acompanhando este texto.

O que é trade marketing? 

O trade marketing reúne estratégias de venda e consumo visando impulsionar os números de um produto. No entanto, um dos pontos mais importantes dessa área é que a ação de incentivo ao consumo ocorre entre empresas, ou seja, no modelo B2B, em contraste com o setor comercial, que concentra seus esforços no consumidor final.

Por essa razão, a exposição estratégica acontece nos canais de venda e centros de distribuição, com o objetivo de destacar os produtos nas gôndolas e prateleiras. Embora seja um trabalho exigente, o trade marketing é essencial para garantir resultados positivos, ampliar a competitividade, fortalecer a presença da marca no mercado e expandir a disponibilidade do produto em cada vez mais pontos de venda.

O profissional que atua nessa área precisa estabelecer uma comunicação eficaz com os distribuidores e varejistas para negociar e estabelecer parcerias bem-sucedidas. Afinal, o objetivo central é gerar um aumento nas vendas através da exposição nas prateleiras.

Qual a função do trade marketing em um negócio?

Apesar de desempenhar um papel significativo na empresa e de envolver várias etapas para alcançar os resultados desejados, suas funções são simples de serem definidas. 

Podemos listar:

  1. Estabelecer parcerias vantajosas para ambas as partes, ou seja, a empresa produtora e os varejistas.
  2. Assegurar uma posição no mercado e conferir relevância aos produtos comercializados.
  3. Tornar-se uma referência em qualidade e garantir a preferência dos consumidores finais.

 

Com isso, a empresa obtêm aumento nas vendas e nos clientes, assim como no domínio do mercado. Vale lembrar que para alcançar esses objetivos, é necessário realizar ações eficientes e estratégicas, sempre investindo em:

  • Propagandas em canais digitais; 
  • Investir em embalagens atrativas e inovadoras;
  • Ações de experimentação em feiras e eventos do segmento, por exemplo;  
  • Contato ativo com varejistas e revendedores por meio do e-mail e WhatsApp; 
  • Visita a centros de distribuição para estabelecer e manter parcerias.  

Quais as tendências do trade marketing? 

Algumas tendências do trade marketing seguem o curso de outras áreas, especialmente quando se trata da incorporação da tecnologia para aprimorar as ações.

Portanto, é inegável que a automação de certas etapas através de softwares, chatbots, aplicativos e sistemas de Business Intelligence (BI) é uma tendência que vai além do ano de 2023. Além disso, a utilização dos dados gerados por essas plataformas digitais pode tornar o processo mais preciso e eficaz, uma vez que as estratégias serão fundamentadas em números e padrões de consumo fornecidos pelos consumidores, varejistas e revendedores.

Outra tendência que também aparece no trade marketing é a experiência do cliente. Isso se faz presente em todos os setores de uma empresa e deve ser o foco. Para isso, a personalização é um caminho interessante a ser seguido, ou seja, desenvolver uma conexão mais próxima com os fornecedores por meio de um contato customizado e exclusivo.

Então, o conceito e a função do trade marketing em uma empresa ficaram claros? Acompanhe as tendências dessa área e não deixe de investir em estratégias como as mencionadas neste texto para impulsionar os seus resultados!

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