Inteligência Artificial no Marketing: qual o impacto e como usá-la?

Inteligência Artificial no Marketing: qual o impacto e como usá-la?

Em constante evolução, a inteligência artificial não deixa de chamar a atenção, especialmente após o surgimento do Chat GPT, uma plataforma criada no final de 2022. As facilidades que a IA tem proporcionado para os mais diversos segmentos fazem com que ela se torne uma excelente assistente no trabalho, inclusive na área de marketing.

Sem dúvida, essa tecnologia está mudando o dia a dia dos profissionais desse setor, podendo ser integrada às plataformas já utilizadas e às estratégias de marketing.

Para saber como a IA pode ser uma aliada no dia a dia do marketing e qual o impacto disso, continue acompanhando este texto! Boa leitura!

IA no marketing: como usar?

A inteligência artificial pode ser usada de diversas formas no marketing, tanto na construção de estratégias de campanha quanto na análise de dados do consumidor. Com isso, uma série de processos é automatizada e otimizada, facilitando o dia a dia do profissional da área e ajudando a reunir informações mais precisas.

Tudo isso gerou impactos na área, tais como:

  • Redução de custos em marketing;
  • Maior agilidade nos processos;
  • Melhor experiência do consumidor;
  • Maior conhecimento sobre o comportamento do cliente.

Como aliar a inteligência artificial ao setor de marketing?

Como mencionamos anteriormente, a IA pode ser usada de várias formas no marketing. Por isso, elencamos algumas das principais para você compreender melhor como essa inovação pode auxiliar na rotina da profissão. Confira a seguir!

1. Marketing de conteúdo

A IA pode ajudar a identificar a estratégia ideal de criação de conteúdo para a sua empresa, reunindo os temas mais relevantes para o seu público-alvo, seja em blogs, Instagram ou outros canais.

Com isso, as publicações tornam-se mais relevantes e, consequentemente, podem gerar maior engajamento e conversão.

2. Marketing de dados

Uma das tendências para os próximos anos é o marketing de dados. Com ele, as estratégias passam a ser mais assertivas, por serem embasadas em informações e métricas geradas pelos consumidores do seu negócio.

Para captar todos esses dados, a empresa pode contar com o auxílio da inteligência artificial, que favorece o armazenamento e a gestão das informações. Isso não só pode aumentar as vendas, como também melhorar a experiência do consumidor e reduzir custos.

3. Investimento em mídia paga

Já é comum no marketing investir em anúncios tanto no meio digital quanto offline, como outdoors e televisão. Para aprimorar os resultados gerados por esse investimento, é possível contar com a IA, que consegue filtrar os melhores canais para a sua marca, assim como identificar o horário ideal de veiculação.

Além disso, essa tecnologia também consegue identificar as palavras-chave ideais para incluir no anúncio e captar leads de forma mais eficiente.

Com o avanço contínuo dessa tecnologia, os impactos no marketing e as possibilidades de utilizá-la no setor irão se expandir ainda mais. Cabe aos profissionais da área e às plataformas já utilizadas adaptarem-se a essa transformação para aproveitarem plenamente os benefícios da inteligência artificial.

Então, gostou do conteúdo? Para conferir mais textos sobre marketing e as tendências nessa área, continue acessando o blog da Aero.