Marketing de Dados: o que é essa tendência e como usá-la em sua empresa?

Marketing de Dados: o que é essa tendência e como usá-la em sua empresa?

Também conhecido como Data-Driven Marketing, essa tendência no universo do marketing se baseia em usar dados para construir campanhas e conteúdos mais assertivos na intenção de melhorar as conversões e gerar leads.

Com o marketing de dados, as empresas consideram o histórico de informações dos clientes e potenciais consumidores para desenvolver as estratégias de comunicação. Quer saber como colocar essa técnica em prática? Continue acompanhando este texto e descubra!

O que é e como surgiu o Marketing de Dados?

É comum que as empresas tenham acesso a diversos dados gerados pelos leads, seja em relatórios e plataformas, como Google Analytics. No entanto, muitas não analisam esses números e os utilizam para desenvolver estratégias precisas e embasadas de marketing.

Com o crescimento da concorrência e a saturação do mercado, cada vez mais as marcas precisam ser assertivas e aprofundarem-se nos dados que estão disponíveis, isso porque eles dizem muito sobre o comportamento e os desejos do consumidor.

Segundo um levantamento realizado pela Certain, as marcas que usam o data-driven marketing tiveram um aumento de cerca de 10 a 20% no ROI.

Assim, viu-se no marketing de dados uma oportunidade de aumentar a eficácia das estratégias de comunicação das empresas, com base em insights obtidos nas mais diversas plataformas, até mesmo em redes sociais.

Atualmente, existem profissionais especializados em analisar esses dados e entender como eles podem ajudar um negócio.

Como o Marketing de Dados pode ajudar a sua empresa? 

Podemos elencar uma série de benefícios que o uso do marketing de dados pode proporcionar a sua empresa, dentre eles:

  • Decisões mais assertivas;
  • Previsão de tendências do mercado e comportamentos de consumidores;
  • Maior geração de tráfego e conversão.

Caso a marca disponibilize em tempo real esses dados para os colaboradores, é possível torná-los mais autônomos em relação à tomada de decisões e desenvolvimentos de novos insights. Afinal, com diversas pessoas analisando os números, mais ideias relevantes podem surgir.

A boa notícia é que você já pode começar a aplicar o marketing de dados em sua empresa. Com base nas informações disponíveis no Google Analytics e as métricas presentes no Instagram, por exemplo, é possível tirar diversos insights importantes para construir suas próximas campanhas.

Por exemplo, se o Google Analytics aponta um tráfego satisfatório, mas uma taxa de conversão baixa, é necessário pensar em formas de otimizar a conversão. Pense que cada número conta uma história sobre o seu negócio e consumidores, ao saber interpretá-los, você poderá ir além.

Então, gostou do conteúdo? Aderir a essa tendência é uma boa opção para alavancar os resultados do seu negócio. Dedique-se a isso e garanta mais uma boa ferramenta na hora de construir campanhas.