ESG: o que significa e como isso impacta a sua empresa?

ESG: o que significa e como isso impacta a sua empresa?

É muito provável que você já tenha se deparado com esta sigla ao ler uma notícia ou navegar pelo seu feed. Cada vez mais em alta, temas como meio ambiente e sociedade estão ganhando relevância e se tornando pauta para empresas e governos. Por isso, você ainda vai ouvir falar bastante da ESG e precisa estar por dentro do que se trata.

Pensando nisso, preparamos este texto com explicação sobre o significado da sigla, assim como os impactos que esse tema têm nas empresas. Confira a seguir!

Qual o significado da sigla ESG?

ESG, ambiental, social e governança, em português, nada mais é que o conjunto de práticas usadas para mensurar a sustentabilidade e impacto social de uma empresa. 

Os três pilares que constituem a sigla são utilizados para medir o cuidado que a companhia tem com o meio ambiente, sociedade e governo. O termo foi criado para ajudar investidores a analisar o quanto as marcas estão alinhadas e se dedicam a esses propósitos.

Com isso, fica evidente a importância de começar a incluir o bem-estar da sociedade e meio ambiente nas estratégias e metas da empresa, o que além de ajudar esses setores, garante mais valor no mercado financeiro e, consequentemente, maior retorno monetário. 

Como o ESG impacta as empresas?

Empresas que não adaptarem as suas políticas e incluírem práticas que impactam positivamente o meio ambiente e sociedade, além de combaterem a corrupção e respeitarem a ética, perderão espaço no mercado e serão menos atrativas ao olhar dos investidores. 

Por isso, é urgente começar a dar passos mais alinhados ao ESG. Por exemplo, muitas marcas já começaram a evitar o uso de plásticos em embalagens, substituindo por papelão e outros materiais recicláveis. Com isso, tornam-se mais sustentáveis, impactando positivamente os investidores e, até mesmo, consumidores que cada vez mais buscam por empresas comprometidas com a natureza. 

Espera-se também que as empresas, especialmente as de grande nome e poder, pressionem o governo para que investimentos em sustentabilidade e bem-estar social façam parte de seus planos e ações. 

De acordo com as análises da pesquisa Global Positioning on Sustainability (GPS), da impact-tech Walk the Talk, da La Maison & CONEXT, marcas como: O Boticário, Coca-Cola, Google e Itaú alcançaram resultados altos no combate a problemas atuais. Por outro lado, Doritos, Disney e Rappi tiveram desempenho baixo. 

O mesmo levantamento aponta que 20% dos consumidores brasileiros já estão boicotando marcas que não são responsáveis. Por isso, marcas que não se adéquam e iniciam uma agenda ESG acabam perdendo clientes e destaque em meio aos concorrentes que já colocaram o meio ambiente, governança e sociedade em seus planos. 

Então, a sua empresa está se preparando para o ESG? Caso a resposta seja negativa, é hora de começar a mudar as ações e incluir esses pilares no propósito da companhia. Há diversas formas de dar esse passo, sem perder a essência da marca. Esse é o melhor momento para começar!