Marketing e Comunicação: Descubra 5 tendências para 2023!

Marketing e Comunicação: Descubra 5 tendências para 2023!

O marketing está em constante transformação, acompanhando as mudanças nas redes sociais, no comportamento dos consumidores e tendências das marcas. Por isso, algumas tendências nesta área são esperadas para 2023, não somente novidades, como também o retorno ainda mais forte de estratégias que já são vistas em campanhas.

Descubra o que esperar do marketing e comunicação neste ano, acompanhe o texto e confira 5 tendências. Boa leitura! 

1. Marketing 5.0

Termo criado por Phillip Kotler, o Marketing 5.0 pode ser definido como a junção da tecnologia a qualidade de vida e bem-estar. Como usamos o celular, tablet e computadores constantemente em nosso dia a dia, é essencial que eles contribuam para o bem da humanidade. 

Podemos atribuir duas principais características ao Marketing 5.0, são elas: 

  1. Agilidade: foco nos consumidores e insights que eles geram para melhorar os produtos e serviços vendidos. 
  2. Forte uso de dados: usar os dados para manter a empresa atualizada e compreender as mudanças no comportamento do consumidor, além de desenvolver campanhas e conteúdos assertivos com base em análise estratégica. 

Por isso, o Marketing 5.0 propõe a entrega de valor em cada etapa da jornada do cliente, tornando-a mais atrativa e oferecendo uma experiência de maior qualidade por meio de estratégia e dados.

2. Marketing de Influência

O termo “marketing de influência” não é novidade, mas esta tendência que surgiu em 2018 promete aparecer com mais força neste ano. Isso porque a cocriação entre marcas e influenciadores digitais está cada vez mais em alta. 

Nesse caso, as empresas e criadores se beneficiam e colocam a mão na massa para gerar uma campanha que representa não somente a marca, como também o nome escolhido para ajudar na criação e divulgação.

3. Social Commerce

Outra tendência que já apresentava um crescimento, especialmente após o boom de compra online gerado pela pandemia. As redes sociais, como Instagram e WhatsApp, tornaram-se um meio querido de realizar compras entre os consumidores, oferecendo praticidade e proximidade entre cliente e marca, além de facilitar a visualização dos produtos e retirada de dúvidas, já que o feed e os catálogos online podem ser considerados a “vitrine” do online. 

Por isso, as marcas precisam estar cada vez mais ativas nas redes, preparar equipes para o atendimento online e possibilitar a compra pelos canais digitais.

4. Marketing da Interface por Voz do Usuário (VUI)

Uma das promessas deste ano é o Marketing da Interface por Voz do Usuário (VUI), segundo a pesquisa WSGN’s Future Consumer 2023. 

Os usuários, cada vez mais, usam a voz para controlar o celular, realizar pesquisas e executar tarefas, e agora isso chega aos consumidores também, gerando uma experiência ainda mais imersiva de compras. Por isso, as marcas terão que se adaptar a essa nova forma de interação entre cliente e máquina.

5. Snack Content

Menos tempo conteúdo, mais engajamento. É o que o TikTok e Instagram tem visto por meio da redução de tempo dos vídeos, o que gera mais interação e entrega. Por isso, uma aposta para 2023 são os “conteúdos pílulas”, menores e mais simples para serem assistidos facilmente. 

As marcas já notaram que “menos é mais”, então irão explorar mais a forma de produzir campanhas com poucos filtros, mais naturalidade e menor tempo de tela.

Então, o que acha dessas tendências? Sua marca precisa estar pronta para colocá-las em prática. Se você busca atrair mais clientes, por meio de estratégias de marketing e comunicação, conte com a Aero!

Nossa equipe está preparada para criar conteúdos que acompanham as tendências e mudanças no universo do marketing. Entre em contato com a gente e descubra como podemos ajudá-lo!