Por que a indicação dos influenciadores nos faz comprar um produto?

Por que a indicação dos influenciadores nos faz comprar um produto?

Assim como a tecnologia, o marketing também está em constante evolução. Não faz muito tempo que as pessoas sentiam-se tentadas a comprar um produto ao ver um anúncio no jornal ou revista. Isso ainda acontece, mas com menos frequência. 

Hoje, na era das redes sociais, os influenciadores digitais são os melhores veículos de divulgação de um produto ou serviço. Muitos deles, com seus milhões de seguidores, geram números de vendas impressionantes para as empresas, o que as fez incluir o marketing de influência em suas estratégias de mídia.

O poder de influência desses profissionais é tanto que nos leva a questionar: por que consideramos tanto a opinião de um influenciador na hora de comprar?

O que os dados revelam? 

Um levantamento realizado em 2022 pela Opinion Box mostrou que, para 38% dos entrevistados, ver alguém testando e aprovando o produto foi decisivo na hora de comprar algo que já desejava, enquanto que para 23% deles, o bom gosto do influenciador os convence a consumir. 

Ao ver alguém que você segue consumindo um produto ou serviço, faz com que você queira o mesmo. Isso pode ser chamado de prova social. São dois cenários possíveis: você já queria o produto e vê-lo testando o convenceu a comprar; ou você descobre o produto por meio de uma das personalidades que segue.

Alguns influenciadores têm talento de sobra para venderem tudo o que divulgam. A Virgínia Fonseca é exemplo disso. Ao lançar uma linha de óculos, a digital influencer vendeu 7 mil peças em um dia. Em 30 minutos bateu R$1 milhão em faturamento.

No cenário internacional, esses números também aparecem. A Rihanna teve mais de R$500 milhões em faturamento com a sua marca de maquiagem Fenty Beauty. Recentemente, a cantora usou sua apresentação no Super Bowl para divulgar rapidamente a marca durante a performance, o que resultou em um aumento de 186% nas buscas pelos seus produtos.

Por mais impressionante que sejam os números, não é qualquer um que os alcança. É preciso muita estratégia para garantir que os leads convertam. As marcas enfrentam desafios para encontrar as personalidades ideais para a divulgação de seus produtos. Afinal, de nada adianta contratar a Virgínia Fonseca se o seu público alvo não a conhece.

Para 34% das marcas é difícil encontrar um creator que esteja alinhado com os valores da empresa, segundo levantamento da Sprout Social, realizado em julho de 2022.

Ainda que haja desafios no caminho, as empresas querem cada vez mais investir em marketing de influência, já que esta é a nova e eficiente forma de vender, e caso a não haja conversão, no mínimo, sua marca torna-se mais conhecida.

Então, você consome muito por influência das personalidades que segue nas redes sociais?