Como usar os arquétipos para criar uma marca autêntica?

Como usar os arquétipos para criar uma marca autêntica?

Uma marca que exibe personalidade e autenticidade se destaca da concorrência e chama a atenção dos clientes. Em um mercado cada vez mais competitivo, esses diferenciais são importantes para que as empresas sejam escolhidas pelos consumidores em meio a tantas opções.

Para criar essa conexão com o público e construir o reconhecimento da marca, existem diversas estratégias, incluindo o uso de arquétipos. Com essa técnica, a sua marca se comunica de forma mais eficaz com o público-alvo, promovendo proximidade e identificação.

Ficou curioso para saber como isso funciona? Continue lendo este texto!

Quais são os 12 arquétipos e como usá-los?

Antes de listarmos os 12 tipos de arquétipos, é importante que você entenda que eles são uma maneira de personificar uma marca, atribuindo-lhe traços humanos, como personalidade, comportamento, linguagem e valores. 

Dessa forma, é como se a empresa emulasse características de uma pessoa, o que ajuda a atrair a atenção dos clientes, que podem se familiarizar mais facilmente com a empresa e seus valores.

O conceito de arquétipos foi desenvolvido pelo psiquiatra suíço Carl Gustav Jung (1875-1961), pesquisando os comportamentos mais recorrentes que reverberam no inconsciente coletivo, outro conceito desenvolvido por Jung na criação da Psicologia Analítica. Para ele, os arquétipos eram como uma herança psicológica, resultante das inúmeras experiências de gerações enfrentando os dilemas da vida, rememorando o passado e imaginando futuros pós-morte, povoando também nossos sonhos.

Essas imagens coletivas podem ser encontradas em lendas, mitos, escrituras sagradas, inclusive na Literatura e na Cultura de Massa. Por serem tão recorrentes na história e revisitados pela arte, cultura e meios de comunicação contemporâneos, os arquétipos nos servem para mapear os perfis de personalidades, auxiliando em diversos projetos criativos, inclusive no Branding.

Podemos categorizar os arquétipos em quatro grupos, com três tipos distintos em cada um deles. Esses grupos são:

 

Grupo Liberdade

Inocente: É otimista, busca segurança e felicidade para todos, procurando identificar a beleza interior do próximo e evidenciá-la. Uma marca que incorpora esse arquétipo é a Coca-Cola.

Sábio: Espalha conhecimento e verdade em busca de um mundo melhor, promovendo a aprendizagem. O TED é um exemplo de marca que utiliza esse arquétipo.

Explorador: Focado em sair da zona de conforto, aventurar-se e enfrentar novos desafios em busca de liberdade e autodescoberta. A marca Jeep personifica esse arquétipo.

Grupo Ego

Fora da Lei: Caracterizado pela rebeldia e pelo desprezo às leis em busca da liberdade, utilizando isso para chocar os consumidores. A Harley-Davidson é um exemplo de marca que adota esse arquétipo.

Mago: Quase misticamente, as empresas que utilizam esse arquétipo realizam sonhos e conquistam clientes com produtos e serviços quase “mágicos”, gerando uma jornada de transformação. A Walt Disney é uma marca que se encaixa nesse arquétipo.

Herói: São referências e fontes de inspiração para os consumidores, vendendo empoderamento e autoconfiança. A Nike é uma marca que personifica esse arquétipo.

Grupo Social

Amante: Empresas relacionadas a experiências alegres, prazerosas e sedutoras em relacionamentos e conexões. Essas marcas buscam criar a sensação de que os clientes são desejados, como é o caso da Chanel.

Tolo: Marcas divertidas e brincalhonas que despertam o lado infantil e bem-humorado no cliente. Os M&Ms são um exemplo desse arquétipo.

Comum: Empresas que não buscam estar relacionadas a algo raro ou luxuoso, mas sim ao acessível, confiável e autêntico de forma inclusiva e confortável. A Ford é uma marca que se identifica com esse arquétipo.

Grupo Regra

Cuidador: Conhecido pela empatia e compaixão pelos outros, são defensores das minorias e buscam promover segurança. A Pampers é uma marca que adota esse arquétipo.

Governante: Relacionado ao controle e liderança, busca clientes que acreditem na marca e a sigam, oferecendo produtos ou serviços de alta qualidade e sofisticação. A Rolex é uma marca que personifica esse arquétipo.

Artista: Referência em criatividade, inovação e estética diferenciada. Marcas que apostam no design e visual para cativar o cliente e transmitir a ideia de originalidade e imaginação, como a LEGO.

 

Uma vez definida a mensagem que a empresa deseja transmitir ao seu público-alvo, a escolha do arquétipo é um passo enriquecedor para estabelecer toda a identidade e comunicação que a marca utilizará para se associar à personalidade escolhida. Dessa forma, esse arquétipo será um guia para a criação de publicações, campanhas, produtos, embalagens, inspirando todos os aspectos que envolvem a marca.

Qual a importância de usar os arquétipos em uma marca?

Com um arquétipo bem definido e aplicado, a empresa não apenas estabelece uma conexão mais profunda e uma identificação com o público, mas também otimiza o branding da marca. Isso permite a definição do tom de voz, persona e comunicação visual com maior precisão.

Essa base orienta todo o design, conteúdo e identidade utilizados pela marca, tornando mais fácil descartar ideias que não estejam alinhadas com a mensagem que a empresa deseja transmitir e com o arquétipo escolhido.

Com a construção e reconhecimento da marca com base no arquétipo, os clientes tendem a  esperar comportamentos, campanhas, produtos e serviços alinhados à personalidade escolhida. Além disso, muitas vezes, eles se tornarão consumidores da marca justamente por se identificarem com o arquétipo que ela representa.

Na Aero, somos especializados em criar a identidade visual e comunicação de marcas em diversos segmentos, alinhando-as ao impacto desejado junto ao público-alvo e à imagem que desejam projetar no mercado. Cada detalhe é planejado para garantir que a marca se conecte com o público certo e gere identificação.

Se a sua empresa ainda não definiu sua identidade ou precisa passar por um processo de rebranding, entre em contato com nossa equipe. Há 19 anos, estamos inovando e transformando a comunicação de diversas marcas.

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