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PERFORMANCE OU BRANDING: QUAL É A MELHOR ESTRATÉGIA PARA SUA MARCA?

PERFORMANCE OU BRANDING: QUAL É A MELHOR ESTRATÉGIA PARA SUA MARCA?

Há um grande dilema no mundo publicitário, uma daquelas perguntas que ninguém gosta muito de responder. O que é mais importante? Branding ou Performance? Qual a melhor estratégia para sua empresa? Primeiro, precisamos destacar as definições. Branding é o desenvolvimento e gestão de uma marca. Sim, isso inclui o logo, mas não apenas a criação dele. O logo é uma das dimensões de uma marca, que possui muitas outras dimensões*. Branding é, então, um conjunto de estratégias para que as dimensões de sua marca sejam memorizadas pelas pessoas, criando e fortalecendo conexões com suas experiências. O resultado do Branding é o que as pessoas pensam e sentem sobre sua marca e a qualidade desse relacionamento. Performance está ligada ao desempenho de sua marca e a capacidade que possui de transformar leads em clientes; claro que, nesse caso, de maneira rápida.

 

Enquanto uma estratégia de Branding tem como objetivo o relacionamento com o cliente a longo prazo, a tática do Marketing de Performance tem como alvo a geração de leads e a conversão desses leads em clientes a curto prazo.

 

O Branding se concentra em agregar valor à sua marca, facilitando a criação e cultivo de vínculos com os clientes, baseado na percepção de qualidade do produto e na confiança que possui na marca. Já no caso do marketing de performance, há um trabalho voltado para que o potencial cliente avance em um funil de vendas, propiciando maior conversão de leads no menor tempo possível.

Ao pensarmos sobre as métricas, fica evidente que o Marketing de Performance é mais facilmente mensurável. Contudo, é incorreto afirmar que Branding não é compatível com métricas. São muitas as ferramentas que mensuram as estratégias de Branding, tais como: impressões, NPS, Brand Awareness e volume de Retargeting.

 

A despeito do que já foi dito, é importante compreender que as duas estratégias caminham juntas e se complementam. Entretanto, cada empresa deve fazer uma avaliação especializada para planejar os investimentos em cada estratégia para melhor atingir os objetivos, sejam eles a longo ou curto prazo. Responda à seguinte questão: O que sua empresa mais precisa hoje é criar vínculos afetivos e duradouros com seus clientes ou gerar rapidamente mais leads e aumentar seu índice de conversão? A sua resposta irá determinar qual estratégia você deverá executar primeiro.

 

(*) O logo é parte da Dimensão Visual de uma marca (logo, identidade visual, embalagens, guides…), mas temos outras como a Dimensão Nominativa (nome, complementos, palavras-chave), a Dimensão Essencial (a alma da marca, seu posicionamento, valores, seus diferenciais intangíveis, geralmente expressados por um manifesto, slogans…), entre outras dimensões.