PREVIDÊNCIA: ALÉM DO DEBATE POLÍTICO

PREVIDÊNCIA: ALÉM DO DEBATE POLÍTICO

O que isso tem a ver com meu investimento em publicidade?

Ranieri Costa

Uma das principais discussões políticas no cenário brasileiro atual, talvez a maior, é sobre Reforma da Previdência, proposta inicialmente pelo governo do ex-presidente Michel Temer. Contudo, sem andamento na Câmara, foi também apresentada durante a campanha eleitoral e início de governo do presidente Jair Messias Bolsonaro, planejada por seu principal ministro, Paulo Guedes.

novo projeto, que já transitou pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania), foi aprovado pela Câmara em duas votações e encaminhado ao Senado. Nesta terça-feira (27), o senador Tasso Jereissati entregou parecer favorável à Reforma, que  agora aguarda  ser discutida e votadapela comissão, o que deve ocorrer em dois turnos, com datas previstas para 4 de setembro e 2 de outubro deste ano. Caso o Senado faça alguma alteração, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) retorna à Câmara para nova avaliação e votação.

A possibilidade de uma nova Previdência divide o país e tem provocado uma onda de protestos contra e a favor à emenda. Essa tem como objetivo , segundo o governo, gerar uma economia aos cofres públicos estimada em 1 trilhão de reais, no prazo de 10 anos. O economista Reinaldo Cafeo explica que o modelo atual da Previdência Social não favorece quem está contribuindo, porque, segundo ele, quem está na ativa gera dinheiro para pagar quem já se aposentou; o que torna o sistema vigente insustentável.

Mas, o que esse tema  tem a ver com publicidade e propaganda? A expectativa do mercado financeiro é que, com a aprovação da Reforma, o Brasil volte a receber investimentos importantes, os quais podem alavancar o comércio e indústria nacional, gerando novos empregos, dando, assim os primeiros passos para a saída da  recessão que o país atravessa há alguns anos.  É justamente nesse momento, em que o cenário começa se mostrar positivo, que o investimento em publicidade  se faz necessário. É hora de acompanhar a expectativa do mercado financeiro e sair na frente dos concorrentes.

 

A publicidade, quando feita por profissionais que dominam as ferramentas corretas, produz excelentes resultados, podendo gerar novos clientes e aumentar a capacidade de faturamento de empresas que investem no posicionamento de suas marcas. Além disso, nesse momento em que a economia sinaliza um possível aquecimento para os próximos meses, os preços para veiculações de publicidade ainda estão em baixa, porém tendem a aumentar conforme o mercado melhore suas projeções  em relação ao cenário brasileiro.

Sempre é bom enfatizar que, no mercado publicitário, quem investe primeiro e faz isso com uma assessoria especializada, inevitavelmente,  larga na frente da concorrência. Por isso, fique atento às movimentações das pautas políticas. Elas podem afetar seu negócio. Você deve saber quando e como investir seu dinheiro visando maior lucratividade . Caso tenhaalguma dúvida, venha falar com a gente.