Crossmedia: como o BBB se tornou um poderoso aliado no marketing?

Crossmedia: como o BBB se tornou um poderoso aliado no marketing?

Com o mundo digital fazendo cada vez mais parte da vida das pessoas, tornou-se comum ver empresas traçando estratégias e lançando tendências para atrair a atenção dos consumidores onde quer que eles estejam. E nessa corrida virtual, o crossmedia é uma das melhores táticas para se alcançar bons resultados.

Também conhecido como marketing 360, o processo distribui uma mesma narrativa para diferentes canais para, assim, levar o consumidor de um ponto a outro. Quer um exemplo na prática da eficiência dessa ação? O principal reality show da Globo, Big Brother Brasil.

Há 3 edições, o BBB vem mesclando os participantes entre pessoas anônimas e famosas, atraindo a atenção do público principalmente pela curiosidade de conhecer mais profundamente como essas celebridades são no dia a dia. Mas, muito mais do que vigiar em tempo real o que os integrantes estão fazendo, esse cenário tornou-se altamente atrativo e rentável para marcas patrocinadoras do programa.

Entenda, abaixo, como grandes empresas de diversos ramos se beneficiam do reality e quais são os benefícios e perigos dessa estratégia. Boa leitura!

Empresas e BBB: como essa parceria funciona?

As formas de trazer mais visibilidade para marcas são inúmeras: dos produtos consumidos pelos Brothers, temas das festas, provas e ações às movimentações nas redes sociais. Tudo vira oportunidade para empresas e participantes gerarem engajamento e estratégias a seu favor.

No caso das marcas, além de estarem constantemente sendo vistas (seja em ações dentro do reality ou através dos próprios integrantes consumindo os produtos) permite que os negócios ganhem vantagens como:

  • Diversificação: sua marca sendo vista em diversos lugares e atraindo diferentes públicos;
  • Investimento no relacionamento com o seu consumidor;
  • Notoriedade no mercado;
  • Tornem-se autoridade no assunto;
  • Instigar a curiosidade do consumidor para provar o produto;
  • Possibilidade dos produtos se tornarem preferência de consumo;

Os desafios dessa estratégia hoje em dia

Assim como tudo na vida, essa estratégia também tem seu preço – e se as empresas não estiverem preparadas para lidar com possíveis crises, elas podem pagar caro pelas consequências.

O motivo é simples: o programa tornou-se palco não só para o entretenimento, como também um espaço para importantes debates, como questões sociais e raciais. Além de atrair mais audiência, isso também gera movimentação nas redes sociais, principalmente no Twitter.

E se a empresa não tiver uma equipe preparada para manter um posicionamento em momentos de crise, ela pode perder muitos pontos com o seu público.

Como trazer o crossmedia para empresa de pequeno e médio porte?

Quando o assunto é negócios no digital, tudo pode se tornar inspiração e possível de se tornar realidade.

No caso de empresas de pequeno e médio porte, traçar estratégias de omnichannel com certeza irá contribuir para alcançar novos clientes e ampliar o nicho de mercado.

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